AGENDA 2019

>>> 25 de Maio . Rio de Janeiro

Curso de Pós-Graduação

Especialização em Educação Musical
Pedagogia do Piano

A linguagem musical e a criação no ensino instrumental

Profa. Ms. Laura Longo (SP)

Neste curso pretende-se propor reflexões e práticas acerca da iniciação instrumental, com uma abordagem que busca relacionar a aquisição de conhecimento musical a atividades de criação.
Serão tratadas questões como leitura, técnica, percepção auditiva, análise, expressão, criação e improvisação.
Serão apresentadas propostas de improvisação e modelos de acompanhamento.
Os participantes serão convidados a experimentar essas propostas ao piano, assim como estimulados a buscarem outras ideias e a criarem seus próprios modelos.
Verificaremos os desdobramentos dessas práticas no que se refere ao desenvolvimento de habilidades e à apreensão de conhecimentos que possam colaborar com o crescimento musical do aluno.

Local:

Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ Metro Cinelândia.

Investimento:

R$150,00/R$100,00 alunos CBM, Militares, Policiais e Bombeiros Militares e Associados Foro Latinoamericano de Educación Musical FLADEM

Coordenação:

Adriana Rodrigues (021) 99804-3838

info: poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

Laura Longo é educadora musical e pianista. Mestre em Música, e Pós-Graduada em Pedagogia do Piano. Bacharel em piano e curso de aperfeiçoamento pianístico com Carlo Bruno em Roma – Itália. Estudou com Maria José Carrasqueira.

Participou ativamente de Master Classes e cursos de Alta Interpretação Pianística no Brasil e na Itália. Autora do livro Divertimentos, para piano, tem ministrado palestras e cursos para professores em eventos, escolas de música e em universidades tais como: UNICAMP, UFAL, UNESP, UFSJ, Faculdade Santa Marcelina e apresentado trabalhos em congressos como ISME, FLADEM, ABEM, CNEM, SIMCAM, ANPPOM e CONVEP.

Sempre interessada pelas questões pedagógicas e didáticas do ensino da música, fez inúmeros cursos, recebendo orientação dos professores: Violeta Gainza, H. J. Koellreutter, Iramar Rodrigues, Verena Maschat, Maria Ördog, Agnes Kauer, Carlos Miró, Judith Akoschky, Caroline Fraser entre outros, o que lhe possibilitou a obtenção de um embasamento amplo e seguro para sua atuação no trabalho de formação musical.

Desenvolve intensa atividade didática desde 1990, como professora de piano (individual e em grupo), musicalização, teoria e percepção. Foi orientadora de grupos infanto-juvenis de Música de Câmara e instrumental Orff. Ministrou aulas na Universidade Livre de Música – Tom Jobim / EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, no Conservatório Musical Brooklin Paulista, na Teca Oficina de Música, no Instituto Baccarelli. Atualmente é professora na EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística.

>>> de Março a Junho
 

Curso para professores em São Paulo – SP

 
Iniciação ao piano e Improvisação
  


LauraLongo-curso-alunos-10ago18 (1)
LauraLongo-curso-alunos-10ago18
LauraLongo-curso de SP-grupo-6as

LauraLongo-Curso em SP-grupo-sabados (1)

Alunos do

Curso para Professores . SP

 

 

info:

Curso para professores

lauralongopiano@gmail.com

 

Veja mais

Cursos Ministrados